terça-feira, 19 de maio de 2009

Voltando-se para a direcção de onde vinha a voz, descobriu que era o galileu de barba vermelha que ali estava, iluminado por uma réstia de luz. Exprimia-se num tom mais calmo, não excitado como os outros, e com o sotaque do seu país, que soava um pouco ingénuo ao povo de Jerusalém. No entanto, despertava mais atenção do que os outros; todos pareciam suspensos aos seus lábios, embora as suas palavras nada tivessem de extraordinário. Começou por falar durante algum tempo do seu querido mestre, depois, sempre referindo-se a ele do mesmo modo, Mestre, recordou as suas predições segundo as quais os que nele acreditavam iam sofrer perseguições por sua causa. Se assim fosse, deveriam suportá-lo o melhor que podiam, e pensar no que o próprio mestre tinha sofrido. Sem dúvida, diferentes do mestre, não eram senão pobres seres humanos, fracos e humildes, mas deviam suportar as mais duras provas sem desertar, sem renegá-lo. Era tudo o que deviam fazer. O galileu parecia estar a dizer aquilo tanto para si mesmo como para os outros. Quando ele terminou, tinha-se a impressão que a assembleia estava um pouco desapontada. Notando, talvez, que desapontara os ouvintes, anunciou que ia recitar uma oração que o mestre lhe ensinou. Quando o fez, todos pareceram mais satisfeitos, alguns, com certeza, estavam sinceramente comovidos. Em todo o recinto reinava uma espécie de êxtase comum. Quando terminou a oração, os que estavam perto dele rodearam-no como se o quisessem "felicitar", e Barrabás viu que o orador estava cercado pelos homens que tinham gritado: "Retira-te maldito!"
Do seu canto, Barrabás, vigilante, observava-os e via tudo com os seus olhos encolhidos no fundo das órbitas.
Súbitamente estremeceu...

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabes criar suspense.
Agora não podes levar mais que uma semana para contar porque é que ele estremeceu!
mairiam
:)*

Antonio Carvalho disse...

Olá a todos e em especial à minha assídua leitora, Mairiam. Peço imensa desculpa por este looonnnnggggoooo intervalo desde o último post da saga de Barrabás, mas ando extremamente atarefado com vários e importantes projectos que condicionam, de forma considerável, o meu tempo livre. Agradeço desde já a vossa compreensão.
Quanto ao porque é que ele estremeceu, porventura será porque viu alguém...
António

jcb disse...

Que bom que regressaste. Ainda que ocasionalmente, aparece, vai aparecendo... Agora não nos deixes suspenso do que faz estremecer Barrabás...